sábado, 13 de junho de 2009

MacSardinha

Este ano resolvi festejar o Santo António em Lisboa, mais propriamente
na Bica.

Foi sem dúvida muito divertido.

Começamos a comer umas bifanas logo a baixo do Bicaense, depois fomos
para o Largo de Santo Antoninho continuar com as fêveras, os caracóis,
as sardinhas e o bailarico.

Agora reparem bem na foto que está no cima deste texto: é um
MacSardinha!!


Ingredientes:
1 sardinha
1 papo seco
Sal

Preparação:

Faça brasas e asse a sardinha temperada com sal.

Abra o papo seco e coloque a sardinha no meio.

MacSardinha!

A receita de hoje é ironicamente colocada no blog...

Mas este mundo está a acabar? Uma sande de sardinha??

Imaginem que pedi uma sardinha e deram-me uma igualzinha à foto (é a
minha sande de sardinha). O que é feito da sardinha com fatia de broa??

Acreditem, estou chocado com a falta de respeito por quem gosta de
sardinhas assadas.

Fora este senão, grave, o meu Santo António desenrolou-se de uma forma
bem divertida pelo Adamastor, cheio de "picolândias" e depois numa
festa dos escuteiros num beco da Calçada do Combro.

Obrigado à malta de Lisboa :-)

terça-feira, 2 de junho de 2009

Gaspacho com Palitos de Pepino


hoje resolvi preparar um gaspacho. um gaspacho com pequenas alterações
de um gaspacho andaluz.

não fiquem zangados por não fazer um gaspacho alentejano, mas se vos
serve consolo todos os ingredientes são portugueses.

tenho que dizê-lo, e desculpem os meus amigos espanhóis, os legumes
portugueses ainda têm sabor.

bem, vamos lá.

ingredientes:
3 tomates médios,
1/4 de pimento
1/4 pepino médio + 1/4 pepino (para os palitos)
1 dente de alho
6 - 8 alcaparras
orégãos
pitada de sal
azeite
vinagre

começamos pelos palitos de pepino.

pegue num pedaço de pepino com casca e descasque de modo que a casca
saia toda junta. quando acabar a casca tente cortar a "carne" do
pepino como se fosse casca até chegar às sementes. rejeite as sementes.

deve ter agora um "tapete" com uma parte de casca e o resto do pepino
propriamente.

partir este pepino finamente para obter a forma de palitos.

numa pequena taça colocamos os palitos de pepino, deitamos água e sal,
e deixamos a descansar.

vamos lá ao gaspacho.

cortar aos pedaços os tomates, o pepino e o pimento. não esquecer de
tirar a casca ao tomate, as sementes do pepino e um pouco da casca.

colocar os pedaços num copo da varinha mágica.

agora adicionamos aos pedaços o dente de alho, as alcaparras, os
oregãos, um fio de azeite e um pouco de vinagre.

quem quiser pode adicionar uma pitada de sal, no entanto com o alho e
as alcaparras nem sentimos a falta.

adicionar um pouco de água.

mexer e deixar descansar.

agora com o gaspacho descansado vamos lá com a varinha e triturar até
ficar um creme.

verter este gaspacho para uma taça.

retirar os palitos de pepino do seu descanso e escorrer bem.

dispor os palitos por cima do gaspacho.

agora podemos espalhar um fio de azeite por cima e pronto.

gosto de ter um bom vinho branco fresco (do Douro) para o final.

uma curiosidade: os japoneses costumam cortar o pepino em forma de
palitos.

portanto temos uma gaspacho andaluz, com ingredientes portugueses e
decoração japonesa.

voilá!

aproveito para anunciar aqui uma novidade culinária que a internet
ganhou à pouco. a minha amiga Tabita já tem um site onde expõe os seus
produtos. vão até lá.

http://www.tabita.com.pt/

parabéns Tabita!

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Perca de Verão

aqui está um receita que acabei de inventar hoje mesmo e poderei dizer que é fácil de fazer e muito boa.

nada como aproveitar o peixe que esteja mais barato na peixaria e um pouco de criatividade.

Ingredientes:
1 lombo de perca do nilo
1 tomate médio
1 pimento italiano
1 fatia de pão
pasta de alho
massa de pimentão
azeitonas brancas
tomilho
piri-piri
oregãos
queijo feta
coentros
azeite

num tacho colocar um pouco de azeite e deixar aquecer uns 30 segundos.

colocar o pimento e o tomate aos bocadinhos e juntar uma colher de café bem cheia de pasta de alho e outra de massa de pimentão. Mexer bem e deixar ferver 1 minuto.

agora juntar o tomilho, o piri-piri, os oregãos e as azeitonas.

deixar refugar. Se precisar juntar meio copo de água.

colocar o lombo de perca e deixar cozinhar por uns bons 15-20 minutos.

podemos ir já preparar o prato.

coloque uma fatia de pão no prato, tirar o lombo do refugado e colocar em cima do pão.

ao refugado juntar o queijo feta e mexer até quase desfazer o queijo.

desligar o fogão.

juntar os coentros e mexer mais um pouco.

deitar por cima do lombo de perca... e comer!

sempre acompanhar com um bom vinho.

se repararem, hoje estou a escrever sem usar maiúsculas, não é esquecimento, mas sim uma forma de cumprimentar a minha amiga graça (private joke).

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Dakos

Porquê complicar quando não há nada melhor que "o simples".

Hoje, levado pelo Sol que se fez sentir, lembrei-me da Grécia. E foi lá que descobri esta maravilha culinária com um sabor fantástico...

Dakos tem origem na Ilha de Creta e deve ser feito usando pão de Creta. Eu até imagino o Minotauro, a descansar no fim de um dia sempre atrás do Ícaro, a comer um belo de um Dakos.

Claro que eu aqui não encontro desse pão (pão muito duro que é até preciso mergulhá-lo em água para o comer). Por isso lá tive de improvisar.

Ingredientes:
1 fatia de páo de semente
1 pedaço de queijo feta
2 tomates
3-6 alcaparras
Orégãos
Azeite

Começa-se por tirar a pele aos tomates (usando uma faca ou colocando numa panela de água quente). Parte-se o tomate aos bocadinhos.
Num prato coloca-se a fatia de pão, espanha-se o tomate por cima. Desfaz-se o queijo feta por cima do tomate, os orégãos, as alcaparras e um fio de azeite.

Pronto.

Como refeição ou como entrada é sempre delicioso.

Acabei de comer o que está na foto... Comia outro!!

terça-feira, 12 de maio de 2009

Almôndegas Ruimie




Aconteceu-me hoje uma associação de ideias que me levou a fazer este prato (um prato fácil, um pouco demorado, mas compensador).

Estava a estacionar o carro e reparo que num jardim da rua havia alecrim. Automaticamente lembrei-me de almôndegas e, está claro, usei o alecrim da rua.

Este receita vi pela primeira vez num podcast do meu amigo Jamie Olivier e resolvi "aportuguesar", ou seja, exagerar um pouco nos condimentos!!

Ora cá vamos então.

Ingredientes:

Para as Almôndegas
500g de carne vaca picada
4 bolachas Cream Craker
1 ovo
1 ramo de Alecrim (20cm)
Oregãos
2 colher de chã de mostarda
2 dentes de alho

Para o molho
1 lata de tomate pelado das grandes (uso das pequenas mas devia ter usado uma grande).
1 ramo de manjericão
1 dente de alho

Para a pasta
Use a pasta que quiser, eu usei a de Laços. A criançada prefere o esparguete.

As Almôndegas

Numa tigela grande deitamos a carne, os oregãos, o alecrim (partido aos bocadinhos e sem o caule), a mostarda, os alhos, as bolachas (previamente desfeitas em pó) e o ovo. Toca a misturar tudo usando a mão, é muito fácil. Amassar durante uns 3 a 5 minutos para misturar bem.

Finda esta operação vamos dar forma às almôndegas usando as duas mãos. As primeiras podem sair um pouco quadradas, mas com a prática vão saindo mas redondinhas.

Lembro: quanto mais pequenas mais rápido são cozinhadas.

Agora e só colocar numa sertã um pouco de Azeite e toca a fritar. Rodar as almôndegas com a ajuda de uma colher de pau para elas irem cozinhando uniformemente.

Tirar da sertã e reservar.

O molho

Limpar os resíduos da sertã e colocar mais um pouco de Azeite. Deixar aquecer bem.

Colocar o alho e o o manjericão partido aos bocadinhos, uma pitada de sal e deixar cozinhar um pouco.

Deitar o tomate e deixar refogar tudo uns 5 minutos, mexendo de vez em quando.

Logo que o molho esteja pronto coloque todas almôndegas no molho e deixe cozinhar um minuto e desligue, deixe repousar uns minutos.

A Pasta

Podemos colocar a massa a cozer, em água e sal, logo que começamos a fazer o molho. Depois de cozida a massa, coar e juntar um fio de Azeite.


Sirva tudo misturado numa grande travessa.

Coloque algum Queijo Parmesão ralado por cima e umas folhas de manjericão a decorar.

Claro que deve ser acompanhado de um vinho tinto.

É MUITO BOOOOMMMMM!!!!!!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Atum Coentrado da Parede

Hoje entrei na peixaria sem saber o queria, o que é sempre um desafio.

Passei alguns minutos a olhar para os peixes ali expostos.

Vi lá um grande lombo de atum e a preço convidativo... e lá comprei
uma fatia bem grossa do lombo.

Resolvi fazer um jantar bem simples e rápido (não mais de 15 minutos).

Ingredientes:
1 lombo de atum
3 dentes de alho
1/2 ramo de coentros
1 tomate
1 courgette
1 colher de chã de massa de pimentão
Azeite
Pitada de sal

Coloque o tomate e a courgette num prato e aqueça no micro-ondas 5
minutos 500W (não esquecer de cortar uma das pontas da courgette para
não explodir... eu tive que limpar o micro-ondas!).

Coloque num almofariz os coentros, os alhos e a massa de pimentão.
Esmague tudo até ter obter uma massa homogénea e regue com um pouco de
azeite (reserve).

Coloque uma sertã com azeite a aquecer em lume forte.

Parta o atum em 3 pedaços e espalhe uma pitada de sal.

Leve o atum à sertã, já bem quente, e deixe fritar 20 segundos de cada
lado (para fritar só uma camada superficial do atum).

Tire o atum para o prato que vai servir.

Coloque o tomate e a courgette partidos aos pedaços na mesma sertã e
deixa fritar 1 minuto (mexa um pouco).

Tire os legumes para o prato e coloque na sertã a "massa" que fez com
os coentros, os alhos e a massa de pimentão, para aquecer um pouco.

Espalhe por cima do atum.

Regue os legumes com um pouco de azeite.

Acompanhe com um bom vinho tinto ou branco (eu prefiro tinto).

Termine com umas uvas para sobremesa.

Chamei a este prato "Atum Coentrado da Parede" porque é ATUM, tem
muitos COENTROS e foi feito na PAREDE. É do melhor!!!

sábado, 2 de maio de 2009

1. de Maio no Pocinho

Nada como uma boa viagem de comboio para abrir o apetite para um bom
borrego.

Sair da estação e seguir à esquerda, chegando ao cruzamento passar a
estrada na passadeira à direita. O Restaurante fica logo aí. A
empregada é a Ana Maria.

Quer o Borrego, quer o lombo assado têm um leve sabor a erva doce.
Muito bom.

A viagem de comboio faz-se muito bem e é fantástica.