terça-feira, 12 de maio de 2009

Almôndegas Ruimie




Aconteceu-me hoje uma associação de ideias que me levou a fazer este prato (um prato fácil, um pouco demorado, mas compensador).

Estava a estacionar o carro e reparo que num jardim da rua havia alecrim. Automaticamente lembrei-me de almôndegas e, está claro, usei o alecrim da rua.

Este receita vi pela primeira vez num podcast do meu amigo Jamie Olivier e resolvi "aportuguesar", ou seja, exagerar um pouco nos condimentos!!

Ora cá vamos então.

Ingredientes:

Para as Almôndegas
500g de carne vaca picada
4 bolachas Cream Craker
1 ovo
1 ramo de Alecrim (20cm)
Oregãos
2 colher de chã de mostarda
2 dentes de alho

Para o molho
1 lata de tomate pelado das grandes (uso das pequenas mas devia ter usado uma grande).
1 ramo de manjericão
1 dente de alho

Para a pasta
Use a pasta que quiser, eu usei a de Laços. A criançada prefere o esparguete.

As Almôndegas

Numa tigela grande deitamos a carne, os oregãos, o alecrim (partido aos bocadinhos e sem o caule), a mostarda, os alhos, as bolachas (previamente desfeitas em pó) e o ovo. Toca a misturar tudo usando a mão, é muito fácil. Amassar durante uns 3 a 5 minutos para misturar bem.

Finda esta operação vamos dar forma às almôndegas usando as duas mãos. As primeiras podem sair um pouco quadradas, mas com a prática vão saindo mas redondinhas.

Lembro: quanto mais pequenas mais rápido são cozinhadas.

Agora e só colocar numa sertã um pouco de Azeite e toca a fritar. Rodar as almôndegas com a ajuda de uma colher de pau para elas irem cozinhando uniformemente.

Tirar da sertã e reservar.

O molho

Limpar os resíduos da sertã e colocar mais um pouco de Azeite. Deixar aquecer bem.

Colocar o alho e o o manjericão partido aos bocadinhos, uma pitada de sal e deixar cozinhar um pouco.

Deitar o tomate e deixar refogar tudo uns 5 minutos, mexendo de vez em quando.

Logo que o molho esteja pronto coloque todas almôndegas no molho e deixe cozinhar um minuto e desligue, deixe repousar uns minutos.

A Pasta

Podemos colocar a massa a cozer, em água e sal, logo que começamos a fazer o molho. Depois de cozida a massa, coar e juntar um fio de Azeite.


Sirva tudo misturado numa grande travessa.

Coloque algum Queijo Parmesão ralado por cima e umas folhas de manjericão a decorar.

Claro que deve ser acompanhado de um vinho tinto.

É MUITO BOOOOMMMMM!!!!!!

2 comentários:

  1. Olá Ruizinho!
    Por amor da Santa!!!! Contrata a Tabitita para fazer as sobremesas e abre um restaurante, n me importo de servir à mesa às sextas-feiras, q é o dia q posso, e depois janto estes pratos maravilhosos na tua companhia!!!! Fantástico.

    Bjinho Lé

    ResponderEliminar
  2. Eu alinho, experiência comprovada e sugiro um nme para o Restaurante : "O FIM DO MUNDO" Abraços António

    ResponderEliminar