
hoje resolvi preparar um gaspacho. um gaspacho com pequenas alterações
de um gaspacho andaluz.
não fiquem zangados por não fazer um gaspacho alentejano, mas se vos
serve consolo todos os ingredientes são portugueses.
tenho que dizê-lo, e desculpem os meus amigos espanhóis, os legumes
portugueses ainda têm sabor.
bem, vamos lá.
ingredientes:
3 tomates médios,
1/4 de pimento
1/4 pepino médio + 1/4 pepino (para os palitos)
1 dente de alho
6 - 8 alcaparras
orégãos
pitada de sal
azeite
vinagre
começamos pelos palitos de pepino.
pegue num pedaço de pepino com casca e descasque de modo que a casca
saia toda junta. quando acabar a casca tente cortar a "carne" do
pepino como se fosse casca até chegar às sementes. rejeite as sementes.
deve ter agora um "tapete" com uma parte de casca e o resto do pepino
propriamente.
partir este pepino finamente para obter a forma de palitos.
numa pequena taça colocamos os palitos de pepino, deitamos água e sal,
e deixamos a descansar.
vamos lá ao gaspacho.
cortar aos pedaços os tomates, o pepino e o pimento. não esquecer de
tirar a casca ao tomate, as sementes do pepino e um pouco da casca.
colocar os pedaços num copo da varinha mágica.
agora adicionamos aos pedaços o dente de alho, as alcaparras, os
oregãos, um fio de azeite e um pouco de vinagre.
quem quiser pode adicionar uma pitada de sal, no entanto com o alho e
as alcaparras nem sentimos a falta.
adicionar um pouco de água.
mexer e deixar descansar.
agora com o gaspacho descansado vamos lá com a varinha e triturar até
ficar um creme.
verter este gaspacho para uma taça.
retirar os palitos de pepino do seu descanso e escorrer bem.
dispor os palitos por cima do gaspacho.
agora podemos espalhar um fio de azeite por cima e pronto.
gosto de ter um bom vinho branco fresco (do Douro) para o final.
uma curiosidade: os japoneses costumam cortar o pepino em forma de
palitos.
portanto temos uma gaspacho andaluz, com ingredientes portugueses e
decoração japonesa.
voilá!
aproveito para anunciar aqui uma novidade culinária que a internet
ganhou à pouco. a minha amiga Tabita já tem um site onde expõe os seus
produtos. vão até lá.
http://www.tabita.com.pt/
parabéns Tabita!