segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Xarém Parolo


Como é boa a cozinha Algarvia.


Quem conhece o Xarém? Pouca gente... É pena. Acabamos sempre por estar no Algarve e não provamos as especialidades gastronómicas desta região.


Pois agora atrevo-me a levar a vocês o Xarém Parolo. Não é o verdadeiro Xarém mas é inspirado nele, daí o nome... Parolo!


Podem usar como entrada.


Gosto muito deste prato.


Ingredientes:

Farinha de Milho (usei preparado de Polenta rápida)

Amêijoas

Alho

Azeite

Coentros

Vinho Branco


Começamos por colocar as amêijoas a cozinhar num tacho com um pouco de azeite e alho.


Refrescamos as amêijoas com uns golpes de vinho branco. Deixar cozer mais um pouco e espalhar os coentros bem picados. Desligar.


Num tacho levar água a ferver e espalhar um pouco da farinha de milho. Deixar cozer a farinha (se usar a farinha para Polenta rápida fica num minuto cozida). Quando a farinha estiver cozida (tipo pápa grossa) desligamos.


Tiramos algumas amêijoas das cascas e misturamos na pápa. Vertemos o molho das amêijoas por cima da pápa. Mexemos e servimos.


Fácil e delicioso!!!


Vinho branco claro... E fresco!!


Frango Asiático


Na minha procura para vos trazer sabores diferentes e carregados de aromas, hoje trago-vos um prato fácil de preparar e muito bom.


Inspirei-me nas mesas de teppan yaki dos restaurantes japoneses. Claro que não consigo preparar os pratos com a destreza que os cozinheiros conseguem, parecendo às vezes autênticos malabaristas.


Claro que alguns ingredientes não são muito usais mas consegue encontrá-los no supermercado.


Ingredientes:

Peito de frango

Courgette

Alho francês

Tomate

Pasta de Coentros

Molho de Soja

Molho Worcestershire

Azeite


Começamos por partir aos palitos muito finos a courgette e o alho francês. Esta operação leva um pouco de tempo e um pouco de paciência, mas vale a pena. Como é um prato de inspiração asiático o factor paciência está presente.


Partimos agora o peito de frango aos pedaços pequenos (aproximadamente 2 cm).


Como não tenho mesa de teppan yaki uso uma sertã grande com fundo anti-aderente.


Começamos por aquecer a sertã e logo que esteja bem quente espalhamos um fio de azeite. Logo de seguida deitamos os legumes e vamos mexendo até eles estarem moles (quase cozidos). Espalhamos um pouco de molho de soja, mexemos mais um pouco e tiramos. Reservar com folha de alumínio por cima para manter a temperatura.


Agora deitamos os cubos de peito de frango e vamos mexendo até estarem dourados. Esmagamos um tomate por cima do frango para que o sumo e alguma polpa se espalhe por cima. Mexer muito bem até o sumo do tomate quase evaporar.

Agora deitamos uma colher de chá de pasta de coentros e mexemos até os coentros estarem bem distribuídos por todos os pedaços de frango.

Espalhamos um pouco de molho worcestershire por cima do frango, mexer um par de minutos.


Agora deitar os legumes por cima do frango, dar duas mexidelas e está pronto.


Servir com vinho branco bem fresco.


Muito bom e qualquer pessoas consegue sabe fazer.


Aproveitem!


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pargo com Batata Vermelha


Vagueando pelo Mercado de Angeiras reparei nos Pargos. Peixe muito bom para assar. Lá comprei um.


Passei pela zona dos legumes e comprei salsa, batatas pequena, tomate e azeitonas. As azeitonas comprei-as verdes e já descaroçadas.


Assim hoje proponho uma Pargo assado acompanhado de batatas assadas com um molho que as vão deixar vermelhas.


Ingredientes:

1 Pargo

Salsa

Alho

Tomate Médio

Azeitonas Verdes descaroçadas

Colorau

Cominhos

Tomilho

Azeite

Vinagre


Começamos por colocar o Pargo a assar no forno em cima da grelha do próprio forno só com sal. Ao lado colocamos as batatas a assar numa assadeira. Temperatura do forno 200ºC.


Entretanto podemos já preparar um molho vinagrete para espalhar pelo pargo quando assado. Picar a salsa e o alho para um almofariz, amassar um pouco e juntar o azeite e o vinagre. Deixar a repousar.


Agora o molho das batatas.

Colocar uma sertã em lume médio e espalhar um fio de azeite. Cortar o tomate, algumas azeitonas e o alho aos pedaços pequenos, deitar na sertã. Acrescentar o tomilho, o colorau e os cominhos. Ir mexendo até o tomate estar desfeito e cozinhado.


Quando as batatas estiverem quase assadas, tiramos para fora, damos um murro em cada uma e espalhamos pelo sertã com o molho. Envolver no molho e voltar a colocar na assadeira e levar para mais uns minutos ao forno.


Quando peixe estiver assado (45 min, para um pargo com quase 1 Kg), separar toda a carne das espinhas. Colocar o peixe numa travessa para levar à mesa e espalhar a vinagrete por cima.


Servir o peixe acompanhado pelas batatas e um bom vinho branco fresco.


O molho das batatas é uma adaptação dum molho que provei este ano num restaurante em Pozo Del Camino (Espanha), junto à fronteira com o Algarve. Casa Joaquín. Muito bom!


As batatas são muito boas como entrada ou para acompanhar carne grelhada.


Salada Mexicana da Joana


Cá estou depois deste curto período de férias.


Começo a reentré com uma salada que a Joana me ensinou. Uma salada mexicana.


Ingredientes:

1 Pimento vermelho

1 Pimento amarelo

1 Pimento laranja

1 Pimento verde

2 Tomates maduros

1 Cebola

1/2 Pepino

1 Lata pequena de feijão vermelho

1 Lata pequena de Grão de Bico

Azeite

Vinagre


Esta salada dá um pouco de trabalho pois temos que cortar os legumes em pedaços pequenos.

Depois de cortados os legumes juntamos os feijões da lata e todo o líquido.

Juntar agora o Grão de Bico previamente escorrido.

Temperar com Azeite e Vinagre.

Envolver tudo e já está.


Esta salada é muito boa para acompanhar grelhados de carne.


E claro que deve ser acompanhada por um bom vinho.


Um brinde à Joana!

Churrasco Fresco de Verão




Como é bom um churrasco nestes dias magníficos de Verão.


Não precisamos de fazer muita coisa, o que custa são as brasas e o calor junto ao grelhador.


Juntar uma boa salada de legumes grelhados.


Então proponho o seguinte:


Courgette

Tomate

Cebola

Limão

Lima

um bom bife

Alho

Louro

Ramo de Alecrim

Sal

Azeite

Vinagre balsâmico


Faço as brasas e começo por colocar os legumes. As courgettes cortadas às rodelas com 1 cm de espessura, parto os tomates a meio, e a cebola a meio. Ponho tudo a grelhar. Coloco também o limão e a lima inteiros no grelhador. Vou virando de vez em quando, atenção que o tomate e a cebola são difíceis de virar, podem-se desfazer.


Previamente preparei numa tijela um molho com azeite, alho cortado miúdo e uma folha de louro aos pedaços.


Quando os legumes estiverem grelhados tirar para uma saladeira, as courgettes devem estar um pouco aldentes.

Tirar a lima e o limão e espremer o sumo para cima dos legumes grelhados. Juntar azeite e vinagre balsâmico. O sumo do limão e da lima ficam doces com o calor, dão um sabor fantástico.


Agora o bife.


Colocar o bife a grelhar e espalhar com a ajuda de um ramo de alecrim um pouco do molho de azeite, alho e louro. Polvilhar o bife com sal grosso. Quando virar o bife repetir a operação com o ramo de alecrim. Grelhar como quiser, mas a boa carne de vaca não deve ser muito passada.


Bem... agora resta comer. Podemos acompanhar com um vinho branco bem fresco, ou então um refresco.


Para o refresco comece por colocar água a ferver com 2 paus de canela. Quando já estiver a ferver desligue e coloque duas saquetas de chá verde. Numa caneca parta um limão às rodelas, colocar gelo e deitar o chá (coado) por cima do gelo. Pode tirar os paus de canela e colocar na caneca. Encher com água. Pode juntar um pouco de açucar, ou não.


Saborear debaixo de uma sombra de uma árvore com uma boa conversa... Férias!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Agora também é site!


Olá a todos.

Sempre a crescer... Sempre a criar...

Visitem o www.tomatecriativo.com e deixem a vossa opinião.

Boas Férias,
Rui

domingo, 26 de julho de 2009

Chicken from Space



Tínhamos saído da velocidade warp 5 há já 20 minutos e encontrávamos agora a orbitar o Planeta Xénon, o nosso destino. Um Planeta jovem, com muita coisa a acontecer na sua superfície que nos fazia lembrar a nossa Terra aquando da sua formação.

Viajávamos no último modelo de uma série de naves espaciais modernas e capazes de atravessar a Via Láctea em pouco mais de 1 semana, um feito extraordinário.

Encontrávamos agora a tentar encontrar um local para instalarmos uma pequena equipa científica e um laboratório. Era fantástico o que a ciência neste dias poderia fazer e estudar.

Mas tudo isto dava-me vontade de comer. Estava na hora de assaltar a cantina... e estas naves espaciais eram boas também devido ao tamanho gigante da despensa e do frigorífico. Como me dava bem com o Mestre da Cozinha, um andróide de última geração bem educado e com um humor fabuloso, tinha sempre o privilégio de poder preparar as minhas refeições sempre que quisesse.

Hoje apetece-me cozinhar um bife de frango que comi na última vez que estive na estação espacial de Vega.

Era fácil encontrar os ingredientes:

Um bife de frango

Queijo parmiggiano

Presunto fatiado

Tomilho

Limão

Azeite

Gosto da cantina quando está vazia, a cozinha parece ter um tamanho desproporcional para ser usada por uma pessoa, mas sabia bem termos tudo ao nosso dispor.

Lá me arranjo num dos balcões.

Começo por bater o bife de frango, usando o rolo da cozinha, para reduzir a espessura do bife.

Coloco então no balcão uma folha de alumínio um pouco maior que o bife. Deito o bife no alumínio.

Agora raspo um pouco do queijo parmiggiano por cima do bife, cobrindo-o.

Raspo agora um pouco da casca do limão (só uns salpicos) para cima do queijo.

Espalho agora o tomilho, umas pitadas.

Termino com a colocação de uma fatia de presunto que cubra todo o bife e que ainda sobre uma pouco para os lados. Claro que nunca consigo arranjar fatias grandes aqui na nave, pelo que quando estou nestas viagens tenho que usar duas fatias. E pronto, vamos lá para o fogão.

Coloco a sertã em lume forte, ou então se usarem um fogão de infra-vermelhos usem a potência 5.

Espalho um pouco de azeite na sertã. Quando está bem quente, pego na folha de alumínio com bife e atiro para a sertã, ficando as fatias de presunto em contacto com o azeite a ferver e removo a folha de alumínio.

Quando o presunto começa a ficar tostado, crispy, com ajuda de uma espátula, viro e fica agora o frango a fritar.

Agora volto a assaltar a despensa. Estas despensas têm sempre uma estufa grande num dos lados. Entro e depois de uma pouco de exploração lá descubro a rúcula, corto umas folhas.

Volto à cozinha e numa taça tempero a rúcula com azeite, vinagre e mostarda de Dijon.

Coloco o meu bife no prato com o presunto virado para cima e espalho um fio de vinagre balsâmico e coloco a rúcula.

Agora é degustar esta refeição com um bom sumo de uva (esta é a parte mais chata desde que aboliram as bebidas alcoólicas nas viagens espaciais). Se estivesse na Terra acompanhava com um bom vinho verde português.

[intercomunicador] Comandante Abreu! Comandante Abreu! Estamos prontos para começar a missão a Xénon.

Ora bolas!!...