quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Churrasco Fresco de Verão




Como é bom um churrasco nestes dias magníficos de Verão.


Não precisamos de fazer muita coisa, o que custa são as brasas e o calor junto ao grelhador.


Juntar uma boa salada de legumes grelhados.


Então proponho o seguinte:


Courgette

Tomate

Cebola

Limão

Lima

um bom bife

Alho

Louro

Ramo de Alecrim

Sal

Azeite

Vinagre balsâmico


Faço as brasas e começo por colocar os legumes. As courgettes cortadas às rodelas com 1 cm de espessura, parto os tomates a meio, e a cebola a meio. Ponho tudo a grelhar. Coloco também o limão e a lima inteiros no grelhador. Vou virando de vez em quando, atenção que o tomate e a cebola são difíceis de virar, podem-se desfazer.


Previamente preparei numa tijela um molho com azeite, alho cortado miúdo e uma folha de louro aos pedaços.


Quando os legumes estiverem grelhados tirar para uma saladeira, as courgettes devem estar um pouco aldentes.

Tirar a lima e o limão e espremer o sumo para cima dos legumes grelhados. Juntar azeite e vinagre balsâmico. O sumo do limão e da lima ficam doces com o calor, dão um sabor fantástico.


Agora o bife.


Colocar o bife a grelhar e espalhar com a ajuda de um ramo de alecrim um pouco do molho de azeite, alho e louro. Polvilhar o bife com sal grosso. Quando virar o bife repetir a operação com o ramo de alecrim. Grelhar como quiser, mas a boa carne de vaca não deve ser muito passada.


Bem... agora resta comer. Podemos acompanhar com um vinho branco bem fresco, ou então um refresco.


Para o refresco comece por colocar água a ferver com 2 paus de canela. Quando já estiver a ferver desligue e coloque duas saquetas de chá verde. Numa caneca parta um limão às rodelas, colocar gelo e deitar o chá (coado) por cima do gelo. Pode tirar os paus de canela e colocar na caneca. Encher com água. Pode juntar um pouco de açucar, ou não.


Saborear debaixo de uma sombra de uma árvore com uma boa conversa... Férias!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Agora também é site!


Olá a todos.

Sempre a crescer... Sempre a criar...

Visitem o www.tomatecriativo.com e deixem a vossa opinião.

Boas Férias,
Rui

domingo, 26 de julho de 2009

Chicken from Space



Tínhamos saído da velocidade warp 5 há já 20 minutos e encontrávamos agora a orbitar o Planeta Xénon, o nosso destino. Um Planeta jovem, com muita coisa a acontecer na sua superfície que nos fazia lembrar a nossa Terra aquando da sua formação.

Viajávamos no último modelo de uma série de naves espaciais modernas e capazes de atravessar a Via Láctea em pouco mais de 1 semana, um feito extraordinário.

Encontrávamos agora a tentar encontrar um local para instalarmos uma pequena equipa científica e um laboratório. Era fantástico o que a ciência neste dias poderia fazer e estudar.

Mas tudo isto dava-me vontade de comer. Estava na hora de assaltar a cantina... e estas naves espaciais eram boas também devido ao tamanho gigante da despensa e do frigorífico. Como me dava bem com o Mestre da Cozinha, um andróide de última geração bem educado e com um humor fabuloso, tinha sempre o privilégio de poder preparar as minhas refeições sempre que quisesse.

Hoje apetece-me cozinhar um bife de frango que comi na última vez que estive na estação espacial de Vega.

Era fácil encontrar os ingredientes:

Um bife de frango

Queijo parmiggiano

Presunto fatiado

Tomilho

Limão

Azeite

Gosto da cantina quando está vazia, a cozinha parece ter um tamanho desproporcional para ser usada por uma pessoa, mas sabia bem termos tudo ao nosso dispor.

Lá me arranjo num dos balcões.

Começo por bater o bife de frango, usando o rolo da cozinha, para reduzir a espessura do bife.

Coloco então no balcão uma folha de alumínio um pouco maior que o bife. Deito o bife no alumínio.

Agora raspo um pouco do queijo parmiggiano por cima do bife, cobrindo-o.

Raspo agora um pouco da casca do limão (só uns salpicos) para cima do queijo.

Espalho agora o tomilho, umas pitadas.

Termino com a colocação de uma fatia de presunto que cubra todo o bife e que ainda sobre uma pouco para os lados. Claro que nunca consigo arranjar fatias grandes aqui na nave, pelo que quando estou nestas viagens tenho que usar duas fatias. E pronto, vamos lá para o fogão.

Coloco a sertã em lume forte, ou então se usarem um fogão de infra-vermelhos usem a potência 5.

Espalho um pouco de azeite na sertã. Quando está bem quente, pego na folha de alumínio com bife e atiro para a sertã, ficando as fatias de presunto em contacto com o azeite a ferver e removo a folha de alumínio.

Quando o presunto começa a ficar tostado, crispy, com ajuda de uma espátula, viro e fica agora o frango a fritar.

Agora volto a assaltar a despensa. Estas despensas têm sempre uma estufa grande num dos lados. Entro e depois de uma pouco de exploração lá descubro a rúcula, corto umas folhas.

Volto à cozinha e numa taça tempero a rúcula com azeite, vinagre e mostarda de Dijon.

Coloco o meu bife no prato com o presunto virado para cima e espalho um fio de vinagre balsâmico e coloco a rúcula.

Agora é degustar esta refeição com um bom sumo de uva (esta é a parte mais chata desde que aboliram as bebidas alcoólicas nas viagens espaciais). Se estivesse na Terra acompanhava com um bom vinho verde português.

[intercomunicador] Comandante Abreu! Comandante Abreu! Estamos prontos para começar a missão a Xénon.

Ora bolas!!...

Coq au Vin Blanc


Hoje resolvi fazer uma receita da tão modernamente chamada Slow Food.

A preparação deste prato é fácil mas leva tempo a cozinhar.


Ingredientes

1 Frango

1 Courgette

3 Tomates

1 pimento vermelho

1 cebola

1 cenoura

200gr Abóbora

Azeitonas verdes

1 Garrafa de vinho branco maduro (usem um bom vinho)

4 Dentes de Alho

Tomilho q.b.

Oregãos q.b.

Piri-piri q.b.


Comece por tirar a pele e a gordura do frango.

Partir todos os legumes aos pedaços (não muito pequenos para não se desfazerem).

Num tacho fundo coloque o Azeite, a cebola cortada aos pedaços (no caso de não gostar de sentir a cebola pode cortar miúdo) e os alhos. Colocar o frango no tacho e deixar alourar um pouco. Devemos mexer para não colar no fundo do tacho.

Colocar agora todos os legumes cortados no tacho e tapar, manter o fogão no mínimo. Vamos nesta altura deitar também todos os condimentos (tomilho, oregãos e piri-piri).

Volvidos 5 minutos deitar toda a garrafa de vinho branco.

Aumentar para o máximo até começar a ferver. Agora é tapar e deixar cozinhar em lume muito brando durante 1h30 (mais ou menos).

Depois desta 1h30, destapamos o tacho e deixamos a cozinhar mais 30 minutos para evaporar um pouco.

Eu gosto deste prato para ser comido no dia seguinte.

A carne fica com todos os sabores dos legumes e do vinho, uma pequena maravilha.

Não esquecer de acompanhar com um vinho, neste caso pode ser rosé. Aproveitem para provar o Rosé Esporão La Defesa, fresco, fantástico.

Coq au Vin Blanc, Voilá!!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Enrolado de Salmão

Hoje trago a este espaço uma receita muito simples um pouco
pressionado pela Vera. Nesta vida de chats, a dada altura falou-se
(escreveu-se) em Enrolados e Salmão e senti pela resposta da Vera que
ficou fixada nos ditos enrolados.

Enrolado de Salmão é mesmo bom e muito fácil de fazer.

Esta receita pode ser usada como refeição, lanche, ou até como entrada.

Ingredientes:
Pão fino
Salmão fumado
Abacate
Alface
Limão
Oregãos

Vamos ter que ir ao IKEA comprar uma embalagem de Pão fino rectangular
(na loja de produtos alimentares na parte dos congelados). O Pão
descongela rapidamente, em 10 minutos.

Já em casa começamos pelo abacate. Partimos o abacate a meio e tiramos
o caroço. Tiramos o recheio do abacate, com a ajuda de uma colher,
para uma tigela e juntamos o sumo de um limão. Desfazemos esta mistura
em puré.

Barramos 2/3 dum pão com o creme de abacate. Colocamos duas fatias de
salmão fumado, polvilhámos um pouco de alface cortada em juliana e
espalhamos umas folhas de orégãos.

Agora é só enrolar e desfrutar.

Claro que tem ser acompanhado com um vinho branco bem fresco.

Digam lá que não fica bem no Verão?

Bem... Agora vou mergulhar. Já não aguento o calor!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Pasta com Bróculos



Hoje proponho uma pasta. Pasta Bróculos com Anchovas.

Uma pasta de Bróculos, Tomate Cherry e Anchovas.

Os rebentos de bróculos tornaram-se muito populares recentemente, na sequência de uma investigação onde se descobriu a sua alta concentração de sulforafanos, um fitonutriente benéfico na luta contra o cancro.

Pois bem... só falta a receita.

Ingredientes:
Bróculos
Tomate cherry
Anchovas
2 dentes de alho
Oregãos
Piri-piri
Azeite
Pasta (à escolha, eu fiz com fusili)
Queijo Parmegiano

Então começa-se por cozer os Bróculos em água com um pouco de sal.

Quando os Bróculos estiverem cozidos começar a preparar o molho.

Podemos usar o tacho que usamos para cozer os bróculos.

Deitar o Azeite e os alhos e deixar aquecer um pouco.

Deitar 3 a 4 anchovas e mexer até as anchovas se dissolverem.

Deitar os Tomates cherry e mexer.

Quando a pele dos tomates cherry estiver a soltar deitar os bróculos e mexer.

Deitar os oregãos e um pouco de piri-piri, mexer novamente. Esperar 1 minuto e desligar.

Podemos por a pasta a cozer quando os Bróculos estiverem cozidos assim deve ter a pasta cozida quando acabar o molho. A pasta é cozida em água abundante e sal.

Misturar o molho na pasta.

Servir com um pouco de queijo parmegiano ralado.

Acompanhar com vinho tinto.

Aproveitem.


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Fish Fish Salad

Já deviam estar a pensar que o Tomate Criativo tinha acabado, mas não!

Depois de 2 semanas em que quase virei ketchup... Cá estou!

Hoje proponho uma Salada.

Fish Fish Salad

Ingredientes:
1 cabeça de pescada
1 lata pequena de grão de bico
3 tomates xuxa
Coentros
1 colher de café de Mostarda
Alcaparras
Vinagre
Azeite

Comece por cozer a cabeça de pescada com alguns dentes de alho e uma
pitada de sal.

Numa saladeira deite o grão de bico (depois de coada a água), os
tomates aos cubos e os coentros.

Vamos agora adicionar à saladeira a mostarda, as alcaparras, o azeite
e o vinagre.

Mexer bem e reservar.

O peixe por esta altura já deve estar cozido. Tire-o da água e deixo-o
arrefecer.

Quando o peixe estiver frio, desfie-o e tire todas as espinhas.

Agora é só juntar à saladeira.

Mexer mais um pouco e... Comer!

Vinho branco fresco é muito bom para acompanhar.

Uma delícia para o Verão.

Porquê cabeça de pescada? Eu gosto mais do peixe junto à cabeça, é
mais macio e mais gostoso.

Porquê o nome Fish Fish Salad?

E porque não? Gosto do nome.

Fiquem bem.