quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Churrasco Fresco de Verão




Como é bom um churrasco nestes dias magníficos de Verão.


Não precisamos de fazer muita coisa, o que custa são as brasas e o calor junto ao grelhador.


Juntar uma boa salada de legumes grelhados.


Então proponho o seguinte:


Courgette

Tomate

Cebola

Limão

Lima

um bom bife

Alho

Louro

Ramo de Alecrim

Sal

Azeite

Vinagre balsâmico


Faço as brasas e começo por colocar os legumes. As courgettes cortadas às rodelas com 1 cm de espessura, parto os tomates a meio, e a cebola a meio. Ponho tudo a grelhar. Coloco também o limão e a lima inteiros no grelhador. Vou virando de vez em quando, atenção que o tomate e a cebola são difíceis de virar, podem-se desfazer.


Previamente preparei numa tijela um molho com azeite, alho cortado miúdo e uma folha de louro aos pedaços.


Quando os legumes estiverem grelhados tirar para uma saladeira, as courgettes devem estar um pouco aldentes.

Tirar a lima e o limão e espremer o sumo para cima dos legumes grelhados. Juntar azeite e vinagre balsâmico. O sumo do limão e da lima ficam doces com o calor, dão um sabor fantástico.


Agora o bife.


Colocar o bife a grelhar e espalhar com a ajuda de um ramo de alecrim um pouco do molho de azeite, alho e louro. Polvilhar o bife com sal grosso. Quando virar o bife repetir a operação com o ramo de alecrim. Grelhar como quiser, mas a boa carne de vaca não deve ser muito passada.


Bem... agora resta comer. Podemos acompanhar com um vinho branco bem fresco, ou então um refresco.


Para o refresco comece por colocar água a ferver com 2 paus de canela. Quando já estiver a ferver desligue e coloque duas saquetas de chá verde. Numa caneca parta um limão às rodelas, colocar gelo e deitar o chá (coado) por cima do gelo. Pode tirar os paus de canela e colocar na caneca. Encher com água. Pode juntar um pouco de açucar, ou não.


Saborear debaixo de uma sombra de uma árvore com uma boa conversa... Férias!

Sem comentários:

Enviar um comentário