Como é bom um churrasco nestes dias magníficos de Verão.
Não precisamos de fazer muita coisa, o que custa são as brasas e o calor junto ao grelhador.
Juntar uma boa salada de legumes grelhados.
Então proponho o seguinte:
Courgette
Tomate
Cebola
Limão
Lima
um bom bife
Alho
Louro
Ramo de Alecrim
Sal
Azeite
Vinagre balsâmico
Faço as brasas e começo por colocar os legumes. As courgettes cortadas às rodelas com 1 cm de espessura, parto os tomates a meio, e a cebola a meio. Ponho tudo a grelhar. Coloco também o limão e a lima inteiros no grelhador. Vou virando de vez em quando, atenção que o tomate e a cebola são difíceis de virar, podem-se desfazer.
Previamente preparei numa tijela um molho com azeite, alho cortado miúdo e uma folha de louro aos pedaços.
Quando os legumes estiverem grelhados tirar para uma saladeira, as courgettes devem estar um pouco aldentes.
Tirar a lima e o limão e espremer o sumo para cima dos legumes grelhados. Juntar azeite e vinagre balsâmico. O sumo do limão e da lima ficam doces com o calor, dão um sabor fantástico.
Agora o bife.
Colocar o bife a grelhar e espalhar com a ajuda de um ramo de alecrim um pouco do molho de azeite, alho e louro. Polvilhar o bife com sal grosso. Quando virar o bife repetir a operação com o ramo de alecrim. Grelhar como quiser, mas a boa carne de vaca não deve ser muito passada.
Bem... agora resta comer. Podemos acompanhar com um vinho branco bem fresco, ou então um refresco.
Para o refresco comece por colocar água a ferver com 2 paus de canela. Quando já estiver a ferver desligue e coloque duas saquetas de chá verde. Numa caneca parta um limão às rodelas, colocar gelo e deitar o chá (coado) por cima do gelo. Pode tirar os paus de canela e colocar na caneca. Encher com água. Pode juntar um pouco de açucar, ou não.
Saborear debaixo de uma sombra de uma árvore com uma boa conversa... Férias!
Sem comentários:
Enviar um comentário